Celbi preside á  Comunidade Portuária da Figueira da Foz

Os novos corpos sociais da Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF) foram empossados no passado dia 6 de Setembro para um mandato de dois anos. A direcção da CPFF é assumida pela Celbi (Hermano Sousa), tendo como vogais a Soporcel (Gonçalo Vieira) e a Operfoz (Paulo Mariano). A assembleia geral é presidida pela Soporcel (António Redondo) e o conselho fiscal pela Foztráfego (Simões Capão). 

“Face aos investimentos realizados recentemente neste porto, com grande destaque para o prolongamento do molhe Norte em 2009-2010, a CPFF continua a ter como principal objectivo a defesa da criação de condições estruturais que permitam a este porto continuar a crescer de forma sustentada, mantendo a posição de um dos portos com maior vocação exportadora Nacional”, refere um comunicado do departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos & Comunicação da Celbi. 

No documento é garantido que “a CPFF irá acompanhar todas as questões que garantam o regular funcionamento do porto da Figueira, em moldes competitivos, mas dedicará grande parte da sua actividade a questões de natureza estruturante relacionadas com o seu porto entre as quais se destacam: plano estratégico, o gabinete de promoção, o tarifário portuário, as acessibilidades marítimas e a pilotagem”. 

O porto da Figueira da Foz, apesar de ser o sexto porto em movimento de mercadorias, apresentou nos últimos seis anos a liderança nas taxas de crescimento (11,0%), valores acima da média nacional de 0,6%. 
Em 2010 ocupou o terceiro lugar na carga convencional e o quinto na carga contentorizada. 
No 1º semestre de 2011 apresenta um crescimento de 13,3% na carga movimentada face ao período homólogo de 2010.